Perguntas Frequentes

Home / Perguntas Frequentes

Saiba mais sobre nosso tratamento:

Como é o funcionamento da Posturali?

Primeiramente é realizada uma detalhada avaliação onde o fisioterapeuta conversa com o cliente sobre seus objetivos e expectativas, avalia a postura e as condições musculares, pede alguns movimentos para identificar áreas e movimentos dolorosos e as condições da coluna vertebral e realiza alguns testes fisioterapêuticos para identificar áreas de tensão e as causas da dor.

É de acordo com esta avaliação que o fisioterapeuta irá elaborar as sessões do cliente, seja de osteopatia ou pilates. Para a osteopatia a avaliação serve para identificar os tecidos que estão sob tensão e as causas da dor para que as técnicas manuais adequadas sejam realizadas. Para a osteopatia os atendimentos são individuais.

Para o pilates a avaliação serve para identificar quais serão os tipos de exercícios necessários para o cliente e se existe alguma contra indicação de movimento. É de acordo com esta avaliação juntamente com a condição do individuo no decorrer das sessões que serão elaborados os exercícios.

Para o Pilates as sessões podem ser realizadas individualmente ou em duplas, sendo que na dupla as duas pessoas não realizam os mesmos exercícios: Cada um irá realizar os exercícios necessários para o seu caso e o fisioterapeuta se alterna entre os clientes nas correções e explicações. Nas sessões individuais o cliente terá atenção exclusiva do fisioterapeuta por todo o período. Na Posturali trabalhamos com, no máximo, dois alunos por sessão para que o fisioterapeuta consiga corrigir e orientar os clientes com a máxima atenção e qualidade.

Quais são os benefícios do Pilates?

Seus benefícios gerais são inúmeros. Dentre eles destacamos a melhora da capacidade pulmonar, melhora da circulação sanguínea, melhora da postura, melhora do controle muscular, alongamento e tônus muscular, melhora da consciência corporal, coordenação motora e equilíbrio, alívio ou eliminação de dores causadas por má postura ou sobrecarga articular.

Para quem o pilates é indicado?

O Pilates é uma atividade corporal que pode ser utilizada tanto como atividade física como tratamento fisioterapêutico.

Na Posturali trabalhamos dentro da necessidade de cada pessoa, o que nos permite utilizar esta técnica para tratar várias patologias e disfunções como dor nas costas, dor nos ombros, hérnia de disco, lesões de joelho, tensão neural, dentre outras. O ideal é que a pessoa agende uma avaliação para que possamos indicar o trabalho adequado em cada caso.

O que é Osteopatia?

Osteopatia é uma terapia manual com método próprio de avaliação e tratamento, onde o fisioterapeuta utiliza manobras manuais (mobilizações e manipulações) para tratar as dores do corpo.

Durante as sessões de osteopatia o paciente não irá realizar exercícios. É o fisioterapeuta que realizará manobras manuais sobre os músculos, tendões e fáscias (membrana que recobre músculos e órgãos internos) com o objetivo de encontrar as áreas de tensão e soltá-las para que o corpo possa reencontrar seu equilíbrio e sanar as dores.

Para quem a Osteopatia é indicada?
A Osteopatia poderá ser utilizada em vários casos como dor na coluna, pescoço, ombros ou qualquer parte do membro superior, dores ciáticas, torcicolos, dores causadas por má postura, tensão muscular, sobrecarga articular, tendinites, neuralgia cérvico braquial (dores no pescoço que irradiam para braços), dores referidas, síndrome do impacto do ombro, dor nos quadris, joelhos ou qualquer parte dos membros inferiores. O ideal é que seja realizada uma avaliação para que o fisioterapeuta possa analisar o caso junto com o cliente e assim elaborar um plano de tratamento adequado a cada caso e indicar os resultados esperados com a técnica.
Quantas sessões de Osteopatia/Pilates é necessário fazer para obter resultados?

Tudo depende de qual é a causa da dor ou de quais são os objetivos do cliente com o método. Geralmente o tratamento osteopático necessita de poucas sessões, mas tudo depende da gravidade do problema, da cronicidade (quanto tempo existe o problema), da causa do problema e de como o corpo do paciente irá reagir ao tratamento.

O tratamento ou atividade física com Pilates necessita de mais sessões, pois se trata de um método que utiliza exercícios físicos agindo sobre a musculatura e, neste caso, é comprovado que os músculos demoram três meses para alterar sua estrutura intimamente.

No entanto, o trabalho sobre a consciência corporal, melhora de postura e promoção de bem estar são sentidos logo na primeira sessão.

Não encontrou o que procurava?

Envie sua dúvida para nós através do site!

Entre em contato conosco e agende uma visita! Clique aqui!